ERASMUS+ 2023

Anterior Seguinte

VIII Jornadas Snoezelen - Pamplona (Espanha)

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, decorreram as VIII Jornadas Snoezelen em Pamplona (Espanha). A Fundação esteve presente com a equipa técnica, nesta primeira mobilidade no âmbito do Programa de Erasmus+ de Educação de Adultos "A Abordagem Multissensorial para Cuidar Melhor". Ao longo do evento, existiram momentos de formação e de partilha de experiências sobre a Abordagem Snoezelen com vários oradores internacionais, o que permitiu reforçar competências técnicas.

              

Seminário "Ambientes Multissensoriais Snoezelen, Bem Estar e Cuidar através dos Sentidos" (Pombal)

Decorreu no passado dia 15/02/2024 no Teatro Cine de Pombal o Seminário “Ambientes Multissensoriais Snoezelen, Bem Estar e Cuidar através dos Sentidos” organizado pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul, que contou com o apoio do Município de Pombal e do Programa Erasmus+.
O evento contou com um painel de oradores de excelência, destacando-se o privilégio que foi ouvir Ad Verhuel (mentor desta abordagem, do De Hartenberg Institute) que desde os anos 70 iniciou, desenvolveu, implementou e disseminou de forma absolutamente excecional a abordagem Snoezelen por todo o mundo. Rita Silva, trouxe-nos a experiência da Fundação com casos práticos em curso na instituição e o impacto nos residentes. Marrubi Luna e Garazi Blasco trouxeram de Pamplona a experiência da Microcooperativa Txiribuelta na implementação inovadora de Snoezelen em meio aquático. Uma das mais conceituadas especialistas nacionais em Snoezelen e Cuidados Humanitude, Amélia Martins, apresentou-nos a sua larga experiência em cuidados com pessoas com incapacidade e/ou demência e referiu as evidências claras do impacto da abordagem multissensorial, nos cuidados.
Ainda ouvimos Sylvie Cherondo, da Soezelen Global, que do Algarve nos trouxe exemplos de iniciativas diversas no Sul do País e das parcerias entre diversas instituições, que permitem uma alargada utilização e rentabilização de espaços existentes, assegurando o acesso destes espaços a um vasto público.
Estiveram presentes 114 participantes, de 51 instituições, desde Unidades Locais de Saúde, Santas Casa da Misericórdia, Cooperativas e Associações para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, Agrupamentos de Escolas, Instituições e Centros Sociais, entre tantos outros.
Estiveram representados 54 concelhos de norte a sul do país, incluindo Funchal e Angola. As principais áreas de formação dos inscritos foram: cerca de 18% de enfermagem, 14% Terapeutas Ocupacionais, 10% de Serviço Social, 9% de psicologia, 7% de animação Sócio Cultural, 3% de Reabilitação Psicomotora, entre outras.

Formação com Marc Thiry, Snoezelen San Frontieres, Liège, Bélgica

Entre os dias 10 e 15 de Abril de 2024, estivemos em Liège, numa formação excepcional com Marc Thiry, Snoezelen San Frontieres, esta foi a segunda mobilidade #Erasmus+. Foram dias intensos em experiências, a aprender e a usufruir de momentos ricos em conhecimento e boas praticas na abordagem multi-sensorial snoezelen, em partilha de conhecimento e num forte trabalho em equipa. Tivemos o privilégio de apresentar o trabalho que é feito na sala Snoezelen e no jardim sensorial do Lar Otília Lourenço e os impactos tão significativos que têm tido nos nossos residentes. A Rita Silva mostrou alguns exemplos de sessões e intervenções e o seu trabalho foi muito elogiado pelo Marc Thiry!
Para toda a equipa foi uma experiência inesquecível, não só pelo conhecimento que adquiriu mas também pelo excecional carinho, atenção e dedicação de que fomos alvo pelo Marc e Francoise!
Regressamos agora com mais conhecimento mas também com mais responsabilidade, para partilhar, disseminar e ainda melhor Cuidar!

Formação com  Asociación Española de Horticultura y Jardineria Social y Terapéutica, Madrid, Espanha

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, em parceria com a Asociación Española de Horticultura y Jardinería Social y Terapéutica, participou entre 11 a 14 de setembro com uma equipa do Lar Otília Lourenço, de Abiul, numa formação exclusiva em Horticultura e Jardinagem Social e Terapêutica (HJST), em Madrid apoiada pelo Programa Erasmus+.      

Esta formação, visou capacitar os colaboradores com novas ferramentas para desenvolvimento no nosso Jardim Sensorial, promovendo o bem-estar físico, mental e emocional dos nossos residentes.

Este compromisso reflete os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 11 e 17, reforçando a dedicação da Fundação Dr. José Lourenço Júnior em melhorar, diversificar e qualificar os serviços prestados à comunidade.

A Fundação Otília Pessoa Murta Lourenço e marido Dr. José Lourenço Júnior teve a candidatura ao Programa Erasmus + para a Educação de Adultos, 2023 aprovada, o que significa que irá beneficiar de atividades de desenvolvimento e networking a nível europeu, que irão contribuir para melhorar a prestação de serviços e diversificar o conhecimento técnico do staff, ao nível dos cuidados seniores.

Objetivamente, a candidatura aprovada denominada “A abordagem Multissensorial para Cuidar Melhor” irá permitir ao staff do Lar Otília Lourenço, de Abiul, a participação em formação especializada ao nível das abordagens multissensoriais na prestação de cuidados na terceira idade, em dois países da União Europeia, cujos resultados resultarão para as práticas da instituição, num benefício efetivo quer para os utentes quer para a comunidade.

Para a instituição, é muito importante a oportunidade que estas mobilidades trarão, nomeadamente ao:

Também para a comunidade e parceiros, representa um reforço do dinamismo da instituição, dos seus valores e o seu investimento na sociedade através das diversas iniciativas.

Prevê-se que a partilha de resultados, de lições aprendidas, das realizações e das conclusões e a contribuição para a divulgação de boas práticas europeias será apresentada em seminário para técnicos e para a comunidade em geral.

Recorda-se que o Programa Erasmus+ apoia missões de formação em organizações de educação de adultos no estrangeiro. Estas atividades podem ser cursos estruturados, períodos de formação no estrangeiro, períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou noutras organizações relevantes. Trata-se de uma oportunidade de excelência para a formação e capacitação do staff da instituição, na medida em que permite a partilha de boas práticas, a oportunidade de conhecimento sobre metodologias e novas abordagens na UE e o enriquecimento pessoal e profissional dos colaboradores envolvidos.

CONTACTOS

Fundação Dr. José Lourenço Júnior:
Rua Pinheiro Chagas, nº 101 -3º DT
1050-176 Lisboa
PORTUGAL

T.: 213 153 571
M.: 934 896 349
E.: marketing@fundacao-jlourencojr.org


Lar Otília Lourenço:
Rua da Fundação, nº 20
3100-012 Abiul
PORTUGAL

T.: 236 920 800
M.: 932 815 782
E.: lar.otilialourenco@fundacao-jlourencojr.org

SUBSCREVER NEWSLETTER
© Fundação Dr. JL Júnior 2020 |Política de Cookies e Privacidade
TAXA — creative design
×