SENTIR É VIVER

Anterior Seguinte

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul, Pombal, foi umas das 36 candidaturas selecionadas ao Prémio BPI Seniores 2022, promovido pelo BPI e Fundação “La Caixa”, das 215 candidaturas recebidas a nível nacional.
O projeto premiado, denominado “Sentir É Viver”, apresenta-se com o objetivo de combater o declínio cognitivo em estado inicial e/ou avançado, acentuado pela pandemia, em idosos, com patologias diversas, nomeadamente com estados demenciais e/ou depressivos. A solução passa pela implementação de Programa de Intervenção Terapêutico (PIT) com Estimulação Cognitiva e Motora em Jardim Sensorial, com recurso a atividades sensoriais e motoras no exterior, em contacto com a natureza e o ambiente.
O PIT em espaço exterior é complementar ás atividades e intervenções que se realizam de estimulação cognitiva com terapia Snoezelen na sala multissensorial existente no interior da instituição, inaugurada em Setembro de 2022.
O espaço exterior do Lar Otília Lourenço, em Abiul, foi alvo de requalificação, tornado 100% acessível, dotado de equipamentos musicais, foram criados percursos sensoriais de estimulação dos sentidos, ferramentas para atividade física e outros meios. Foram realizadas as intervenções personalizadas com os idosos para Estimulação Cognitiva e Motora, em grupo ou individuais, em contacto direto com a Natureza e o Meio Ambiente. Esta abordagem não farmacológica é inovadora, já testada e validada em diversos estudos científicos como “Intervenção em Jardim Terapêutico e Sensorial” (Landscape and Urban Design for Health and well-being, Souter-Brown, Gayle, 2015).
Ao combater o aumento e/ou agravamento de estados demenciais e depressivos, através da estimulação física e cognitiva o impacto reflete-se diretamente na qualidade do envelhecimento, na qualidade de vida e bem-estar dos próprios beneficiários e, por consequência, na qualidade da relação com familiares e cuidadores (formais e informais). A necessidade de intervir em atividade de estimulação física + cognitiva tem por foco a prevenção e minimização de fragilidades, a promoção de hábitos saudáveis, a prevenção de situações de isolamento, o aumento do bem-estar psicológico e emocional e a prevenção do agravamento de sintomas demenciais.

O Jardim Sensorial, constitui-se ainda como um espaço de educação não-formal para todas as pessoas, independente de qualquer limitação física ou cognitiva; nascendo como proposta de inclusão social, soma-se-lhe a perspetiva pedagógica para o ensino da biodiversidade, sendo ainda uma opção recreativa e um espaço não-formal de promoção educacional para a sustentabilidade.

Á semelhança de outras iniciativas promovidas pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior, também a utilização deste espaço está aberta a outras instituições e á comunidade, com o objetivo de partilha de boas práticas e no espírito de Missão que regem os princípios da instituição.

No desenvolvimento deste projeto contámos com a consultoria especializada da Greenstone Design UK