ERASMUS+ 2023

Anterior Seguinte

VIII Jornadas Snoezelen - Pamplona (Espanha)

Nos dias 27 e 28 de outubro, decorreram as VIII Jornadas Snoezelen em Pamplona (Espanha). A Fundação esteve presente com a equipa técnica, nesta primeira mobilidade no âmbito do Programa de Erasmus+ de Educação de Adultos "A Abordagem Multissensorial para Cuidar Melhor". Ao longo do evento, existiram momentos de formação e de partilha de experiências sobre a Abordagem Snoezelen com vários oradores internacionais, o que permitiu reforçar competências técnicas.

A Fundação Otília Pessoa Murta Lourenço e marido Dr. José Lourenço Júnior teve a candidatura ao Programa Erasmus + para a Educação de Adultos, 2023 aprovada, o que significa que irá beneficiar de atividades de desenvolvimento e networking a nível europeu, que irão contribuir para melhorar a prestação de serviços e diversificar o conhecimento técnico do staff, ao nível dos cuidados seniores.

Objetivamente, a candidatura aprovada denominada “A abordagem Multissensorial para Cuidar Melhor” irá permitir ao staff do Lar Otília Lourenço, de Abiul, a participação em formação especializada ao nível das abordagens multissensoriais na prestação de cuidados na terceira idade, em dois países da União Europeia, cujos resultados resultarão para as práticas da instituição, num benefício efetivo quer para os utentes quer para a comunidade.

Para a instituição, é muito importante a oportunidade que estas mobilidades trarão, nomeadamente ao:

Também para a comunidade e parceiros, representa um reforço do dinamismo da instituição, dos seus valores e o seu investimento na sociedade através das diversas iniciativas.

Prevê-se que a partilha de resultados, de lições aprendidas, das realizações e das conclusões e a contribuição para a divulgação de boas práticas europeias será apresentada em seminário para técnicos e para a comunidade em geral.

Recorda-se que o Programa Erasmus+ apoia missões de formação em organizações de educação de adultos no estrangeiro. Estas atividades podem ser cursos estruturados, períodos de formação no estrangeiro, períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou noutras organizações relevantes. Trata-se de uma oportunidade de excelência para a formação e capacitação do staff da instituição, na medida em que permite a partilha de boas práticas, a oportunidade de conhecimento sobre metodologias e novas abordagens na UE e o enriquecimento pessoal e profissional dos colaboradores envolvidos.

Fundação Dr. José Lourenço Júnior:
Rua Pinheiro Chagas, nº 101 -3º DT
1050-176 Lisboa