Ver Destaque

As intervenções da Operação REMODELAÇÃO, ADAPTAÇÃO E BENEFICIAÇÃO DO LAR OTILIA LOURENÇO, em Abiul, Pombal, n.º CENTRO-05-4842-FEDER-000153 da tipologia de “Infraestruturas e equipamentos Sociais” visa a adaptação de espaços físicos existentes para responder a necessidades de modernização do equipamento social Lar Otília Lourenço. Objetivos: alterações funcionais imprescindíveis para a continuação da oferta de um serviço de qualidade aos clientes e familiares; adaptação de espaços a novas formas de intervenção junto dos idosos, que promovam a sua estimulação cognitiva e o retardamento das alterações demenciais.

São três as componentes de intervenção: 1) Quartos, 2) Áreas de Convívio e Atividades, 3) Serviços de Lavandaria. 1) Nos quartos, serão remodeladas as instalações sanitárias, para reforço das acessibilidades a todos os utentes e a renovação de pavimento com material resistente ao uso de cadeiras de rodas, durável e antibacteriano.

2) Na componente 2, será realizado o aumento da capacidade da sala de estar, proporcionando zonas acolhedoras e diversificadas, garantindo a franca acessibilidade de todos os utentes independentemente das suas capacidades motoras/ cognitivas e o emprego de medidas de eficiência energética ao nível da iluminação. Será reforçada a ligação entre o interior do edifício e o pátio; este será remodelado, zonas com sombra e bancos para estadia, e a instalação de elemento de água, que funcionará também como elemento terapêutico, na medida em que servirá para a estimulação dos cinco sentidos. Ainda, será criada uma sala multissensorial para estimulação cognitiva com equipamento específico Snoezelen.

3) Na componente 3, o investimento irá ampliar a área afeta aos serviços de expediente, engomadoria, armazenamento e costura, pela adaptação do espaço físico atual. Serão ainda empregues medidas que promovam a eficiência energética do equipamento social com a utilização de iluminação eficiente e ainda a aquisição de ferro de engomar profissional mais eficiente e com baixo consumo.

Data de Início:   07/02/2019

Data de Fim:    30/06/2022

Custo Total Aprovado:    286.341,39 €

Custo Elegível Aprovado:   258.980,33 € (90%)