As instalações

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Atelier
Biblioteca
Exterior
Exterior
Exterior
Ginásio
Quartos
Refeitório
Sala convivio

 

Situado na Vila de Abiul e a funcionar desde Dezembro do ano 2000, foi inaugurado oficialmente em 5 de Junho de 2001 pelo Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

A sua missão é a de proporcionar um conjunto de serviços e sensações, que assegure a integração social e qualidade de vida dos clientes, nas vertentes de Lar de idosos, Centro de dia e Apoio domiciliário.

Tem capacidade para 37 idosos, em 9 quartos individuais e 14 duplos, todos com quarto de banho privativo, telefone próprio, circuito de televisão, ar condicionado e aquecimento. Dispõe de assistência 24/24 horas, bem como de diretora técnica permanente, médico assistente, enfermeiro, fisioterapeuta e animadora, para além de pessoal ajudante e auxiliar especializado.

As instalações oferecem diversos espaços de estar e de convívio destacando-se duas salas com televisão, uma biblioteca, um atelier para atividades manuais e um ginásio devidamente equipado. As atividades físicas, realizadas duas vezes por semana, são desenvolvidas e acompanhadas por técnicos de fisioterapia. Dispõe ainda de gabinetes médico e de enfermagem, cozinha/ copa, balneários, instalações sanitárias assistidas, capela, cabeleireiro, sala de pessoal, lavandaria e outros espaços de apoio administrativo. 

O edifício é rodeado por um frondoso jardim, com percursos, bancos e zonas de descanso, proporcionando aos clientes do lar o contacto com a natureza e com o ar livre, em momentos de convívio e de encontro.

 Os clientes são motivados a desenvolver diversas Atividades Artísticas, Lúdicas e Sociais, das quais se destacam: as artes plásticas e artesanais, jogos de coordenação motora, mental e sensorial, eventos recreativos, passeios turísticos, entre outros. 

Os trabalhos artesanais realizados pelos clientes do Lar são expostos na zona da entrada, para apreciação pelos nossos visitantes, para além da exposição permanente de 11 telas pintadas a óleo expostas, numa das salas de convívio. 

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, dispõe de Certificação de Qualidade ao abrigo da norma EN ISO 9001:2015, das principais atividades no Lar Otília Lourenço, nomeadamente em Estrutura Residencial para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

Esta certificação constitui uma garantia de idoneidade dos serviços que presta e representa para a instituição o reconhecimento do esforço, dedicação e empenho do trabalho desenvolvido pela sua equipa nestas respostas sociais, proporcionando os serviços permanentes e adequados às necessidades das pessoas idosas.

  

 

 

 

>